O Grêmio | História | Conquistas | Símbolos | Hino | Estatuto | Regulamento | Código Disciplinar

 

Página Inicial

Nossos Técnicos

 

    Entrevistas

28/04/2009 

Entrevista ao site CBFM 3toques

 

VANDER FELIPE - Scam FM

 

Entrevista com Vander de Jesus Felipe, atleta do Grêmio Mineiro de Futebol de Mesa de Belo Horizonte, Minas Gerais

01: Faça uma breve apresentação a seu respeito. Onde e quando nasceu? Onde e quando iniciou no futebol de mesa? Como aconteceu seu início na modalidade de três toques? Qual a maior satisfação que o futebol de mesa lhe proporcionou?
 

Vander de Jesus Felipe 42 anos , nasci em Belo Horizonte em 18 de dezembro de 1966 , jogava botão deste os 8 anos no estrelão com os amigos , e somente aos 17 anos vi uma reportagem na placar falando do campeonato brasileiro que seria realizado em Brasilia.
Enviei uma carta ao José Ricardo que me enviou um exemplar do jornal botonistar que possuía a síntese da regra , nele continha o telefone do Benjamim ,liguei e fui ao Grêmio , minha primeira partida oficial foi no dia 19 de setembro de 1984 e estou no Grêmio Mineiro até hoje . Conhecer outras cidades e pessoas de diferentes regiões foi uma das maiores satisfações até hoje.


02: O que o levou a optar pelo futebol de mesa como modalidade esportiva, em detrimento de outro esporte?

Sempre joguei muito futebol e acho que gostava mais até do que jogar botão , pois também disputava campeonatos de futsal , mas houve um incidente que me fez optar de vez pelo futmesa , pois quando destronquei o dedo jogando futsal nas vésperas de um brasileiro de clubes , vi que tinha responsabilidades com meus companheiros do Grêmio e então parei de jogar futebol .

03: Quais os tipos de regras que você já praticou, antes de conhecer a regra de três toques?

Como todo iniciante o tradicional leva-leva no estrelão é claro , com bola de war e tudo, depois de federado já disputei 2 Brasileiros da 12 toques , joguei também um Brasileiro no dadinho .


04: O que representa o futebol de mesa para você? Quanto tempo de sua semana você dedica à prática do futebol de mesa? Sua família apóia você?

Primeiro era um lazer que levava muito a sério, hoje nem tanto , normalmente jogo todos os sábados , mas as vezes nas quartas a noite vou no clube para ensinar um pouco do que aprendi para os novatos. Minha família não se incomoda que eu jogue .

05: Qual o comportamento ideal do botonista em sua opinião?

Acho que antes de tudo deve conhecer bem a regra , pois além  botonistas somos árbitros , e temos que estar sempre atentos a cada jogada , quando estivermos no comando de uma partida.

06: Quais são as maiores qualidades e os defeitos da regra de três toques?

A maior qualidade na minha opinião é que ela exige muito além de uma palhetada para ser jogada , ou seja , raciocínio , paciência , inteligência , técnica , conhecimento , sorte , mas principalmente treinamento e perseverança .
Um defeito grande seria , alguns detalhes na regra que entra ano e sai ano , e continuam deixando controvérsias nas competições nacionais.  

07: Quais os botonistas que, ao longo de sua carreira, mais o incentivaram?

Sem duvida BENJAMIM , BURNIER e PAULO SERGIO . Também o FLAVIO PIRES que durante muito tempo foi meu parceiro de peladas , quando ainda jogávamos na colônia portuguesa .

08: Quais mais o influenciaram e impressionaram?

No inicio você é um pangaré e todo mundo te impressiona e influencia , mas com o tempo você vai separando as peças e as destacando :
Fui muito influenciado pelo pessoal mais antigo do Grêmio e de Brasília , pois sempre tivemos um intercâmbio muito grande com eles .
Ao longo do tempo os que mais me impressionaram foram SIBELIUS com seus chutes precisos de longa distancia , RENATO com seu jogo bonito e vistoso , BRUNO o rolo compressor do Futmesa , MARCUS faz com 2 botões o que eu precisaria de 3 ou 4, e lógico o LORIVAL o rei da persistência , não chegou no topo por acaso .

09: O futebol de mesa não se resume apenas aos títulos e troféus conquistados. Quais foram as suas maiores alegrias na carreira? E as maiores tristezas ou decepções?

Ter chegado a um nível que nunca imaginava chegar , e principalmente por estar entre os botonistas responsáveis por conquistas memoráveis para meu clube . Tristezas talvez os títulos não conquistados e os amigos que se foram antes do tempo . Decepções fazem parte da vida de cada pessoa e estamos sujeitos a elas em qualquer momento da vida .

11: Quais os principais títulos que você conquistou?

INDIVIDUAIS : 5 METROPOLITANOS , 5 MINEIROS , 3 BRASILEIROS , 4 SENIORS , 1 COPA DO BRASIL , 1 COPA MINAS

DE CLUBES : 1 METROPOLITANO , 5 MINEIROS , 4 BRASILEIROS ,  1 COPA DO BRASIL , 1 COPA SUDESTE

 


11: Qual a sua partida que você chamaria de inesquecível?

A primeira conquista ninguém esquece , foi o mineiro individual de 1986 em Juiz de Fora , quando enfrentei um dos melhores botonistas da época HENRIQUE MADEIRA , que era o favorito , afinal de contas eu tinha apenas 2 anos de regra , tomei um sufoco no primeiro tempo , e por incrível que pareça venci a partida por 6 a 1 , realmente sorte de iniciante .

12: Qual a sua pior partida, aquela que você não gostaria de lembrar?

Não diria que foi a pior , foi contra o BRUNO em 1994 na final da Copa São Cristovão , mas talvez a derrota que mais me lembro , pois perdi por 5 a 0 e sofri um gol sem o adversário ter um botão sequer no ataque , eu estava com a bola protegida perto do corner , e ele veio de sua defesa com o ponto esquerda , deu uma girada na bola , tentou o passe no ponta direita , que também estava em sua defesa , a bola bateu e voltou para o ataque de frente para o gol , e ele não perdoou fez um golaço , foi um dos lances mais lindos que já vi.

13: Descreva um fato pitoresco acontecido no futebol de mesa, dentro ou fora da mesa.
O melhor de todos sem duvida foi o bundalêlê do Heavy Metal , em Rio Preto , quando passamos em frente a pizzaria , ele pediu para parar o carro , e mostrou a buzanfa pra todo mundo , porém na hora de arrancar , o sinal fechou e foi aquela gritaria pega pega , quase que não conseguimos fugir .
14: Qual o tipo de time ideal na sua opinião ? Bainha, altura, diâmetro etc.
Não entendo muito disto pois sempre tive times que chegaram em minhas mãos já prontos , mas tenho comigo que cada um tem o time certo para a sua mão , porém acho que os times feitos pelo MARCIO são o top de linha do futmesa.

15: Existe uma conscientização generalizada em favor do "fair-play" nas competições esportivas. Apesar dos "quilômetros rodados", o que tira você do sério numa competição de futebol de mesa?

Infelizmente sou um cara que quando o arbitro comete um erro , não consigo me controlar e as vezes mudo totalmente minha fisionomia e temperamento , mas venho tentando me policiar , e aproveito a oportunidade para me desculpar aos amigos que já passaram por esta situação ao jogarem contra mim ou mesmo ao apitarem minhas partidas .
16: O que você acha do atual cenário do futebol de mesa em Belo Horizonte ? Existe alguma saída para que haja um entendimento entre os clubes de BH e todos voltem a conviver de forma harmoniosa ?

Pergunta capciosa hem , rsssssssssss . Acho que o que tinha que acontecer já aconteceu , não adianta chorar no leite derramado , é obvio que como diria a musica , NADA SERÁ COMO ANTES , mas podemos conviver em harmonia , mesmo porque o esporte que amamos depende muito disso , e quando amamos é claro que fazemos concessões .

17: Em sua opinião, qual o maior problema enfrentado pela CBFM 3 Toques no momento?

É a mesma história de sempre , a falta de renovação e difusão do esporte , e o pior a perda de espaço em locais que já foram grandes pólos , como RECIFE , MANAUS , TUBARÃO , SANTO ANTONIO DA PLATINA , SÃO JOSÉ DOS CAMPOS , etc .

18: Que sugestões você daria para que o nosso movimento cresça ainda mais?

É complicado pois nossa salvação são os clubes de futebol , e para que isto aconteça ,  cada cidade teria que fazer a sua parte , e principalmente ter alguém com tempo disponível para isto , e infelizmente todos sabemos que é quase impossível .

19: Como você vê o atual momento do futebol de mesa em Minas Gerais ? Quais suas sugestões e expectativas em relação ao movimento no seu Estado?

Não é puxando a sardinha para nossa turma não , mas sempre fomos o maior formador de botonistas do Brasil , na época da ACADEMIA , FUTRICA , MATIAS , TUPI e IX DE JUNHO , hoje não temos o mesmo crescimento mas ainda estamos fortes e com a volta do TUPI , voltamos a ter os 2 títulos nacionais de clubes para o nosso estado , com isso tenho a expectativa , de competições mais acirradas e disputadas . Mas acho que ainda falta aquele  algo mais em busca de novos adeptos , principalmente fora do eixo BH / JUIZ DE FORA .

20: Atualmente você ocupa cargo de direção em algum clube, associação, federação ou confederação? Se sim, quais os seus grandes desafios?

Felizmente apenas sou diretor técnico do Grêmio , o que já é muito pois , cada botonista tem o seu problema em relação a horários , e a tabela é feita para 7 finais de semana , jogando-se todos os sábados , para encaixar todo mundo é complicado , mas eu dou um jeitinho. A esqueci  também acumulo o cargo de diretor de patrimônio , e agora sou responsável pela conservação das mesas , em breve teremos 4 mesas novas .

21: Quais são seus projetos para o futuro no nosso movimento?

Conseguir uma forma do nosso esporte ter mais visibilidade , e assim conseguirmos mais adeptos , no Grêmio estamos fazendo este estudo e em breve teremos novidades.

22: Um sonho que você ainda não realizou no futebol de mesa.

Sinceramente acho que não tenho mais nenhum , pois o que já foi realizado e conquistado por nosso clube é muito mais do que merecíamos . Talvez quem sabe a volta de alguns botonistas que estão afastados do movimento , isto seria uma boa , quem sabe né , sonhar nunca é demais  . rssssssssssssssss .

23: É comum em nossas conversas surgirem listas dos cinco mais, os "TOP FIVE". Na sua opinião:
Quais os cinco melhores técnicos da nossa regra?

Não diria os melhores , mas sim os que vi jogar , e aí eu posso me considerar um privilegiado , pois em 25 anos de futmesa , tive o prazer de ver grandes gerações de botonistas , por exemplo :
Na categoria junior eu vi PEDRO PAULO , MARCO TULIO , ROGERINHO , GUTA , DIDIO , MIGUEL , MOCK , JULIO CESAR , JANILSON , CRISTIANO
nos anos 80 os grandes craques eram BENJAMIM , BURNIER , TAVARES , RENATO , CARLOS ANTONIO , HENRIQUE , CASTILHO ( os dois ) , JOSÉ RICARDO , TONINHO , CARUSO , JAN , PAULO CESAR , PIRES , ROBERTO , MAURICIO , GUTO , HELIO NOGUEIRA ,
nos anos 90 uma nova geração tomou conta do pedaço LORIVAL , SIBELIUS , MARCUS , PAULO MARCOS , BRUNO , THIAGO , MARCIO , STUMPF .
 
Mas gostaria de ter visto o jogo do MURY , SAN THIAGO , TUED , RONALD , WALTER MORGADO , e muitos outros que quando comecei praticamente estavam parando de jogar .

Quais os cinco melhores dirigentes do futebol de mesa com que você já trabalhou?

Todos os dirigentes gremistas ao longo destes 25 anos ,foram de fundamental importância para o engrandecimento do nosso clube , então não posso destacar apenas 5 , mas gostaria aqui de deixar um menção honrosa para o homem que fez este sonho virar realidade , pois sem BENJAMIN ABALIAC , não existiria o GRÊMIO MINEIRO .

Quais os cinco melhores botonistas com quem já teve oportunidade de atuar em equipe?

Respondo está de duas formas :
os melhores ; LORIVAL , BRUNO , FLAVIO , EUGÊNIO LISEI JUNIOR ,
a melhor equipe : BENJAMIM , BURNIER , GUSTAVO e THIAGO , equipe campeã brasileira de 2004 , ter sido campeão com eles foi inesquecível .

Quais os cinco melhores árbitros do futebol de mesa?

Pires o chato de mais , José Ricardo o atento , Josué o pontual , Marcus o sério e Paulo Sergio o observador . Tenho que incluir aqui o Paulo Marcos , Falcometa e o Leozinho como uns dos mais desinteressados , rsssssssssssss .

24: Finalizando, deixe o seu recado ou impressões sobre o tema que preferir.

   Ao longo dos anos fiz muitos amigos , e apesar de muitos deles já terem se desligado ou mesmo partido , eles continuam na lembrança ( COPACABANA , LOURIVAL , LIBORIO , PAULO NADER , SR. NILSON , MOCK , WALTER MORGADO , CASTILHO ,RICARDÃO , etc ) , tenho certeza que estão fazendo ótimos campeonatos lá em cima , organizados é claro pelo JOSÉ HENRIQUE , aqui em baixo espero continuar convivendo por muitos anos , com vocês botonistas que fazem do nosso esporte uma grande familia . Abraço a todos e muita paz e saúde .

   

 

 

 

 

 

Destaques

 
Links: | Confederação Brasileira de Futmesa | Futebol de Mesa News| Futebol de Mesa Pelo Mundo |
 
Site melhor aproveitado na resolução 1024 X 728
 
Página Desenvolvida por Rafael Alves e Renato Lemos - Todos os Direitos Reservados - 2006