Último Lance

05/05/2007

BRASIL TERÁ EQUIPE NA HUNGRIA

Notícia retirada do site www.futeboldemesanews.com.br

Sonho? Não! você não esta sonhando, o futeboldemesanews esta tornando possível um sonho antigo de todos os botonistas ferrenhos deste Pais! Como começou vou contar pra vocês:
O nosso amigo Pezão achou um maluco lá na Hungria que adora futebol de mesa de nome Milos Krstic, este nos contou qu ela existia um esporte muito parecido com nosso querido e amado esporte porem recebia o nome de Sectorball
Vale abrir aqui um parênteses veja o que é em síntese o Sectorball
No Sectorball há dois meio tempos com duração de 13 minutos cada, o normal é que os dois jogadores joguem alternadamente. Mas há uma regra chamada "sector". Que é um estilo de passe, se você puder dar o passe para seu jogador dentro do espaço de 4,5 cm e a bola não tocar ninguém mais e a direção da bola estiver correta você pode jogar novamente. Isso é muito difícil por que o campo é grande (1,8 m).

Os botões tem no máximo 5 cm de diâmetro e 2 cm de altura. O Goleiro tem 5 cm de diâmetro e 2,5 de altura, as traves tem 13 cm de largura por 5 cm de altura. Nos jogamos com réguas, o jogo começa na marca central do campo, mas o jogador que da o chute inicial pode ser acionado apenas uma vez, o oponente pode conquistar setores.Se você conquistar um setor você pode conquistar outros ate você errar ou a bola sair do campo ou você marcar um gol.

Você pode chutar ao gol somente quando a bola esta depois do seu meio de campo. Há escanteio, bola no gol, chute para fora, saída, falta, penalty, etc., mas não existe impedimento no Sectorball, para você chutar é necessário avisar se adversário e o mesmo arruma seu goleiro se ele estiver na área de penalty, se estiver fora desta área ele não poderá ser arrumado, portanto quando o oponente ocupa o lugar você pode chutar.
No Sectorball, a bola pode mover-se com 150/200 km de velocidade quando você chuta para gol, eu acho que o jogo 70% cérebro e somente 30% destreza.
Algumas palavras sobre:
Jogadores, são todos de plástico, a um buraco no centro para evitar o vácuo.
O Goleiro, esta acima (é o mais alto) dos jogadores mas você pode jogar com ele também
Apertadeira - há muitos tipos de batedeiras você precisa usar diferentes batedeiras para passar ou chutar. as apertadeiras são suas e você pode usar a que você necessitar.
Bola - esta é parecida com o disco de Hóquei no Gelo, é de plástico também
A Mesa - ha. alguma mesas de madeira e plástico, no lado da mesa ha uma borda o campo é verde você pode achar em verde escuro e verde claro também
Traves - a barra tem dois milímetros de espessura, a rede é realmente rede, então a bola pode ficar dentro do gol.
Medidor de passes - é uma "gooiva" (lembram-se do palmometro) que é utilizada para medir os passes

Bem continuando nossa estória depois deste enorme preâmbulo depois disto foi a vez de um menino maluquinho que mora la na Transilvania na terra do conde Drácula, de nome
Válber Dias, que faz um belo trabalho com crianças ciganas la na Romênia, juntamos as pontas Válber foi nosso interlocutor e a Federação Húngara convidou a Federação Paulista de Futebol de Mesa para representar o Brasil no Campeonato mundial de Sectorball , ao receber o convite o presidente Farah perguntou: - mas quando seria este torneio, - que tempo teríamos para montar equipe, - conseguir patrocínio, e a resposta veio de pronto seria dia 18, 19 e 20 de maio, isto era 30 de abril, - e agora? O que fazer? Bem primeiro passo montar a equipe e montamos rapidamente pois ate para quem tivesse que licenciar-se em seus empregos o prazo era exíguo, ligamos para De Franco, Paulo Perrotti, José Cássio, fechamos os 4 necessários jogadores visto que junto com Toninho e Farah estes completariam a equipe, após a confirmação dos convidados recebemos um telefonema de Fabio Bolla que estará na França e deverá juntar-se ao grupo em Budapeste.
Bem amigos para informação de todos estaremos levando nossas regras em inglês, eles tem muito interesse em conhecer a Regra 12 toques, estamos levando material de jogo, querem muito conhecer nosso produtos, estamos levando principalmente a possibilidade de implantarmos a regra 12 toques na Europa e fundarmos a nossa “FIFA” a World Soccer Table Association, o que já nos foi proposto em conversas preliminares, bem amigos era o que tínhamos a lhes informar, agora torçam por nos quem sabe em 2 anos estaremos recebendo este pessoal para o primeiro mundial de futebol de mesa no Brasil.
Veja os paises participantes:
Hungria
Eslovênia
Republica Tcheca
Croácia
Nigéria
Canadá
Polônia
Áustria
Usa
Alemanha
Espanha
Suíça
Jordânia
Rússia
Ucrânia
e esperando confirmação: Argentina ou Uruguai

Veja o programa do torneio

Federação internacional de Futebol de mesa Setor-Bola
Programa do torneio
Título do Torneio: Quarta Copa internacional de Setor-Bola
Local: Ginásio de esporte da cidade de Tiszavasvári - Hungria
Data: 2007. maio de 18 à 20.
Organização: Federação internacional de Setor-Bola
Categorias:
Equipe: 4 botonistas + 1 reserva),
Individual: 1 botonista, pode ser um das quatro pessoas
da categoria equipe
Juvenil: 2 botonistas de idade máxima 18 anos
infantil: 2 botonistas de idade máxima 14 anos
Dupla: 2 botonistas
Data limite de inscrição: - Confirmado os dados até no máximo
o dia 15 de maio de 2007
Endereço virtual para inscrição: itfa@chello.hu
Valor de inscrição: 10.000.-Ft húngaros
Premiação: Os três primeiros colocados: medalhas, certificado e uma
lembrança da Hungria

Material de uniforme das equipes: é necessário o uso por todos
participantes das equipes o uso de um material próprio de uniforme.

O percurso do torneio: modulo por eliminação

Presidente do comitê organizador do torneio: Farkas Zsolt
Informações: tel:+36-1-269-0898
+36-30-408-69-29